Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ciclo «Tertúlias à Quarta» promove diálogo da Igreja com a sociedade


Conferências realizadas em Aveiro são transmitidas em directo pela Internet

A primeira conferência do ciclo “Tertúlias à Quarta” contou com a presença de 300 pessoas, número que superou as expectativas dos organizadores. A palestra, proferida por Daniel Serrão, pretendeu responder à pergunta “Existe o direito a morrer?”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Pe. José Manuel Pereira, coordenador da iniciativa, explicou que as sessões pretendem “criar um clima de diálogo entre religião e fé”. “Sentimos que há necessidade de os cristãos reflectirem sobre os diversos aspectos da realidade que nos envolve e, ao mesmo tempo, oferecer a perspectiva cristã à sociedade”, acrescentou.

A abertura concretiza-se também no plano das ideias: “Queremos que todos participem. Mesmo aqueles que discordam da Igreja estão à vontade para manifestarem as suas opiniões. É neste intercâmbio que se faz luz. Temos que criar a possibilidade de dialogar e de manifestar as nossas opções, em profundo respeito mútuo”.

Este conjunto de palestras resulta de uma parceria entre o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) e o Centro Universitário Fé e Cultura, que cede o espaço para os encontros.

As conferências, que se realizam na primeira Quarta-feira de cada mês, prosseguirão até Julho deste ano. “Quem educa a educação?” será o tema da tertúlia de Março.

As intervenções ou as suas sínteses serão publicadas no órgão oficial da diocese (“Igreja Aveirense”) e, possivelmente, na revista do ISCRA.

Transmissão em directo pela Internet

A tertúlia desta Quarta-feira foi vista em directo, através da Internet, por 27 pessoas. O responsável pela transmissão online das principais actividades da diocese de Aveiro, Fernando Cassola Marques, referiu que os espectadores podem comentar as palestras e colocar perguntas ao conferencista.

O público-alvo deste canal de vídeo, que começou na Quaresma do ano passado, é constituído por pessoas com necessidades especiais ou que têm dificuldade em se deslocar.

“Tenho a noção de que ainda não conseguimos chegar a esta audiência”, admitiu o programador informático. “Acho que este serviço precisa de muita divulgação porque a Igreja não costuma estar na vanguarda da utilização das novas tecnologias”, constatou. “Temos que ir desbravando o terreno até que as pessoas percebam que há transmissões pela Internet sempre que ocorre um evento significativo na diocese”.

Os meios e aptidões exigidas para as transmissões ao vivo não são um obstáculo à sua generalização. Fernando Cassola Marques garantiu que os recursos utilizados “não são nada de extraordinário”. “Qualquer pessoa pode fazer a mesma coisa, bastando apenas um pouco de conhecimento”, assegurou.

O técnico informático já foi contactado por Organismos de outras dioceses, tendo oferecido a sua ajuda no apoio à instalação e operação dos equipamentos e programas.

Além do acompanhamento das “Tertúlias à Quarta”, o canal de vídeo aveirense transmitirá em directo as Catequeses Quaresmais e as celebrações do Tríduo Pascal. As imagens serão posteriormente publicadas no YouTube.

Sem comentários:

Enviar um comentário