Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Passo a rezar: Leva contigo a tua oração


Projecto adapta-se à mobilidade urbana e supera limites horários e geográficos

A partir de 17 de Fevereiro, o Apostolado da Oração vai oferecer, de 2.ª a 6.ª feira, um ficheiro áudio que pretende "ajudar as pessoas a sintonizarem-se com Jesus Cristo e a rezar com o mundo, no mundo e pelo mundo".

"Trata-se de uma prece diária de 10 a 12 minutos, com música de fundo, introdução, uma leitura - normalmente o Evangelho do dia - e pontos de oração inspirados na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola", explicou o jesuíta Francisco Martins ao programa ECCLESIA na Antena 1.

O acesso à oração, gratuito, far-se-á através do site passo-a-rezar.net. O ficheiro será disponibilizado na véspera do dia a que corresponde, podendo ser guardado no computador ou enviado por correio electrónico. Mas também pode ir para qualquer lado através da transferência para um leitor de música digital ou para um dispositivo de armazenamento portátil - uma pen drive, por exemplo.

Com este projecto, a oração supera os limites horários e geográficos e adapta-se à mobilidade urbana. "As pessoas já não rezam só dentro das igrejas. A partir de agora podem fazê-lo diante do computador, no trânsito, nos transportes... onde acontecer. A iniciativa quer responder à necessidade de rezar onde o ritmo da vida impõe", referiu o religioso.

O conceito, inspirado no site pray-as-you-go, concebido pelos Jesuítas ingleses, quer "chegar à cultura da vida daqueles que rezam todos os dias e que, no encontro com Jesus Cristo, ganham força para transformar o mundo".

A Rádio Renascença cederá os estúdios para as gravações e editará os sons. As vozes e a escolha dos conteúdos são asseguradas por dezenas de voluntários. O projecto conta igualmente com o apoio da ECCLESIA e do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Francisco Martins está convicto de que o sucesso do passo-a-rezar.net deverá ser medido não só pelo número de visitas ao site e pela quantidade de ficheiros transferidos, mas também "pela qualidade da oração das pessoas".

O primeiro ficheiro, respeitante à Quarta-feira de Cinzas - início da Quaresma - ficará disponível na noite do dia 16 de Fevereiro.

Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário