Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dificuldades não devem conduzir os educadores ao desânimo

Alerta a Mensagem para a Semana Nacional da Educação Cristã

Apesar de reconhecer as dificuldades que os educadores sentem para enfrentar os novos desafios, estas “não podem conduzir ao desânimo e ao enfraquecimento do seu empenho” – apela o Mensagem para a Semana Nacional da Educação Cristã subordinada ao tema «Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso»

Esta iniciativa – promovida pela Comissão Episcopal da Educação Cristã – decorre de 4 a 11 de Outubro. No documento divulgado hoje (18 de Setembro), os elementos da referida comissão sublinham que “todos estamos cientes de que os obstáculos e insucessos com que os educadores se defrontam podem e devem ser superados. O compromisso de cada um dos educadores é a via prioritária para o fazer. A todos é hoje lançado o repto de imprimir, na sua acção quotidiana, um dinamismo novo de criatividade e solidariedade”.

Para a Igreja, a educação sempre foi “um imperativo da sua missão evangelizadora, consciente de que é através da educação que se constrói a realização humana e o futuro da própria humanidade” – lê-se na mensagem.

Esta Semana Nacional da Educação Cristã acontece no decorrer do Ano Sacerdotal. Neste contexto, pede-se aos sacerdotes que “dêem especial atenção à Catequese em todas as idades”. “Sendo, embora, a catequese de adultos ponto de referência para a catequese em todas as idades, há que dar atenção particular à infância e adolescência, nesta fase importante de lançamento de novos catecismos” – acrescenta.

A educação cristã não se restringe à Catequese. Começa na Família e prolonga-se na Escola, que “lhe presta um contributo subsidiário, sendo frequentemente apoiada, mormente nos adultos, pelos Movimentos e Associações laicais” – afirma o documento da Comissão. Aos sacerdotes é pedido também que acompanhem de perto as famílias na sua tarefa educativa, oferecendo-lhes propostas de catequese de adultos, procurando empenhá-las na catequese dos filhos e motivando-as para a inscrição dos mesmos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

fonte:agencia ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário