Deixo aqui algumas partes da minha tese de licenciatura em Teologia (1999) sobre Celebração do Mistério Pascal e Religiosidade Popular, orientada pelo Sr. Professor Doutor Pe. Pedro Romano Rocha, Jesuíta.
SEMANA SANTA OU SEMANA DA PAIXÃO
A Semana que precedia a grande noite pascal era conhecida como a «Semana Santa», a semana de Passione. Há também quem tenha chamado "Semana da dor e do luto porque a Cruz está intimamente e inseparavelmente unida à ressurrreição".[1]
No século quarto (393), já a Peregrina Etéria, aquando da sua peregrinação ao Oriente, diz-nos que em Jerusalém, no Domingo a seguir ao sábado de Lázaro, se iniciava a chamada "Semana Maior"[2]. Oito séculos mais tarde, a tradição litúrgica de rito ambrosiano apelidava esta semana "hebdomada authentica".[3]
A liturgia desta Semana Santa, visualiza na Paixão do Senhor "a passagem à glória da ressurreição"[4]. No Domingo de Ramos está patente a imagem Real do Senhor que lhe prestam; a Quinta feira Santa é o dia da Última Ceia e consagração dos Santos Óleos; na Sexta feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Cruz é elevada a símbolo de vitória; no Sábado ao fim do dia dá-se início à festa da Páscoa.
A Semana Santa, vai do Domingo de Ramos(importante porque nele, o cristão é introduzido no Mistério Pascal) ao Domingo de Páscoa.
Estes dias são vistos como um todo inseparável. A história no fundo conduz-nos a Jerusalém a fim de celebrarmos a grande Semana.
[1] PARSCH, Pio, L'anno Liturgico,Volume Quarto, Ed. "Vita e Pensiero" , Milano, 1949-1950, p.5
[2] Egéria, Itinerário de la Virgen, trad. e notas de A. ARCE, BAC, Madrid, 1980, p.280
[3] Ed. M. Magistretti, BEROLDUS,Ecclesiae Ambrosianae Mediolanensis Kalendarium et Ordines, Saec. XII,,Milão, Giovanola, 1894, p. 97
[4] PARSCH, Pio, L'Anno Liturgico, Vol.Quarto, Ed. "Vita e Pensiero", Milano, 1949-1950, p.5
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