Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os passos de Bento XVI em Portugal

Dia 11 de Maio

07.50 - Partida de avião do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Fumicino para Lisboa.

O Papa é acompanhado por um séquito de 29 pessoas, incluindo o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, para além do Cardeal Saraiva Martins, e do bispo D. Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação dos Bispos, além do Pe. António Ferreira da Costa, que trabalha na Secretaria de Estado do Vaticano.
Do séquito ainda fazem parte o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, o médico pessoal, Patrizio Polisca, e quatro seguranças da Guarda Suíça.

Em Portugal, o presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga; o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o Coordenador-geral da visita e bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, integram o séquito desde a chegada ao Aeroporto da Portela e à partida no Aeroporto Sá Carneiro.
A comitiva conta também com Alberto Gasbarri, organizador das viagens pontifícias, um conjunto de fotógrafos e elementos da televisão do Vaticano.

11.00 - Chegada ao Aeroporto da Portela, Lisboa. Os sinos das igrejas do Patriarcado de Lisboa tocam para assinalar a chegada de Bento XVI a Portugal.
D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, e o Chefe do Protocolo, o embaixador Bouza Serrano, sobem a bordo do avião e convidam o Bento XVI a descer.
Primeiro sai o Papa e de seguida o séquito.
Bento XVI é conduzido à tribuna do protocolo de Estado.
Um coro formado por 30 crianças da Academia de Santa Cecília dá as boas-vindas ao Papa, cantando o Hino Oficial, da autoria de Heitor Morais e de António Cartageno.
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva, e D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, acolhem e saúdam Bento XVI ao fundo das escadas.
Dirigem-se também para o pódio e far-se-ão os discursos da chegada (Aníbal Cavaco Silva e Bento XVI).
O Presidente da República apresenta as autoridades presentes: Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama; Primeiro-Ministro, José Sócrates; Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento; Presidente do Tribunal Constitucional, Rui Moura Ramos; Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado; Embaixador junto da Santa Sé, Rocha Páris, e os bispos presentes.

11.30 - Do aeroporto desloca-se em "Papamóvel" para a Nunciatura Apostólica, efectuando o seguinte percurso:

Praça do Aeroporto - Alameda das Comunidades Portuguesas - Rotunda do Relógio - Avenida Gago Coutinho - Avenida dos Estados Unidos da América - Entrecampos - Avenida da República - Saldanha - Avenida Fontes Pereira de Melo - Rua Latino Coelho - Avenida Luís Bivar.

No veículo seguem Bento XVI, D. José Policarpo e o secretário particular do Papa, Mons. Georg Gaenswein.

12.30 - O Papa, em viatura fechada, parte para Belém, onde, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, decorre a cerimónia oficial de boas-vindas.
O trajecto a efectuar é o seguinte:

Avenida Luís Bívar - Rua Pinheiro Chagas - Avenida Fontes Pereira de Melo - Marquês de Pombal - Avenida Eng. Duarte Pacheco - Avenida das Descobertas - Avenida do Restelo - Avenida Torre de Belém - Avenida da Índia - Mosteiro dos Jerónimos.

12.45 - Cerimónias de boas-vindas, com honras militares.
Tocam-se os hinos (Portugal e Santa Sé) e é disparada uma salva de 21 tiros.
Bento XVI e Aníbal Cavaco Silva dirigem-se para a tribuna onde estão as autoridades, seguindo-se a parada militar das forças da Guarda de Honra.

13.00 - Enquanto o Presidente da República se dirige para o Palácio de Belém, Bento XVI faz uma breve visita ao Mosteiro dos Jerónimos.
É recebido pelo prior da paróquia de Santa Maria de Belém, Cón. José Manuel Ferreira, e pela directora do Mosteiro, Isabel Cruz Almeida.
Grupo de cerca de 300 crianças da catequese e das escolas católicas da diocese vai acolher Bento XVI com uma música à entrada do mosteiro.
Depois o Papa vai dirige-se até à capela-mor, atrás do altar, onde terá um momento de oração em frente ao sacrário. Haverá um genuflexório para o papa se ajoelhar e ao lado do altar estará a imagem da Nossa Senhora de Fátima, para apreciar.
Visitará também o claustro do mosteiro.

13.15 - Partida, em "Papamóvel", para o Palácio de Belém, passando pelo Arruamento na Praça do Império - Avenida da Índia - Praça Afonso de Albuquerque - Rua de Belém - Palácio de Belém.
Neste trajecto, a guarda de honra é feita por forças da GNR a cavalo.

13.30 - Chegado ao Palácio de Belém, Bento XVI dirige-se para a Sala das Bicas onde será tirada a fotografia oficial e feita a assinatura do livro de honra.
O Presidente da República apresenta ao Papa os membros da Casa Civil e Militar na Sala Dourada e depois, na Sala Verde, Bento XVI apresenta o séquito papal.
A troca de presentes será na Sala dos Embaixadores. O Presidente convida depois o Papa para o gabinete de trabalho.

14.00 - Despedida e regresso à Nunciatura Apostólica.
A viagem é feita em viatura fechada pelo seguinte percurso: Palácio de Belém - Rua de Belém - Praça Afonso de Albuquerque - Avenida da Índia - Avenida Torre de Belém - Avenida do Restelo - Avenida das Descobertas - Avenida Eng. Duarte Pacheco - Marquês de Pombal - Avenida Fontes Pereira de Melo - Rua Pinheiro Chagas - Avenida Luís Bívar.

17.30 - Saída da Nunciatura, em "Papamóvel", para o Terreiro do Paço.
O trajecto passa pelas seguintes artérias: Avenida Luís Bivar - Rua Pinheiro Chagas - Avenida Fontes Pereira de Melo - Marquês de Pombal - Avenida da Liberdade - Restauradores - Rossio - Rua do Ouro - Rua do Comércio - Praça do Município - Rua do Arsenal - Terreiro do Paço.

A passagem pela Praça do Município destina-se a saudar as pessoas doentes e com dificuldades de locomoção que aí estarão concentradas.

18.15 - Ao entrar para a celebração eucarística, o Papa dirige-se no "Papamóvel" para o torreão sul do Ministério das Finanças, onde foi preparada uma sala para se paramentar.
Além da sala destinada a Bento XVI estão previstas quatro outras para a paramentação de bispos, padres, diáconos e acólitos.
Ainda no exterior, recebe os cumprimentos do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que lhe entrega as chaves da cidade, distinção aprovada por unanimidade pela edilidade.

No mesmo local recebe outras ofertas: uma pintura de S. Nuno de Santa Maria e um pendão (como forma de agradecimento pela canonização do santo português), uma imagem de Nossa Senhora e ofertas dos três clubes de Lisboa (Belenenses, Benfica e Sporting), entre as quais se encontram camisolas com a designação Bento 16 assinadas pelos futebolistas.
A missa, em português e em latim (tal como acontecerá em Fátima e no Porto), será concelebrada por cerca de 400 sacerdotes - que ajudarão a distribuir as 40 mil hóstias da comunhão - bem como 50 diáconos, 100 seminaristas e 400 acólitos.
Três centenas de cadetes dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas vão prestar apoio durante a Comunhão junto dos 400 pontos em que ela vai decorrer.
ento XVI vai distribuir a comunhão a 30 pessoas, situação que se vai repetir nas missas a que preside em Fátima e no Porto.
Um coro constituído por cerca de 300 vozes de vários coros de Lisboa, apoiado por perto de uma centena de instrumentistas, de várias orquestras, vai acompanhar a celebração.
O coro é dirigido pelo Pe. Pedro Lourenço, formado em liturgia pela universidade de Santo Anselmo, em Roma.
A harmonização dos cânticos, bem como a composição para instrumentos, está a cargo do Pe. António Cartageno, compositor do hino de boas-vindas a Bento XVI.
À entrada do Papa, o coro entoará as palavras que Jesus dirigiu a Simão: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".
O Papa dirige-se depois ao altar em procissão com os ministros.
Ao chegar ao altar, faz uma inclinação profunda, beija o altar e incensa a cruz e o altar.
A seguir, dirige-se à cátedra, onde, depois de terminado o cântico de entrada, o Patriarca de Lisboa, Cardeal D. José da Cruz Policarpo, dá as boas vindas ao Santo Padre.
Depois dirige-se para junto dele, para entregar uma oferta da diocese (Relíquia de S. Vicente) como recordação pela visita apostólica. Bento XVI fará também uma oferta à diocese de Lisboa.

Após a oração depois da Comunhão, Bento XVI voltado para o Santuário de Cristo-Rei (Almada, Diocese de Setúbal) dirige uma palavra ao Monumento a Cristo Rei e oferece uma casula ao Santuário de Cristo Rei.
D. Gilberto Canavarro Reis, bispo de Setúbal, e o Reitor do Santuário de Cristo Rei, Pe. Sezinando Alberto, oferecem também uma prenda a Bento XVI.

20.30 - Após a celebração o Papa dirige-se, em "Papamóvel", para a Nunciatura Apostólica, onde jantará.
O percurso, igualmente em "Papamóvel", é o seguinte: Terreiro do Paço - Rua da Prata - Praça da Figueira - Rossio - Restauradores - Avenida da Liberdade - Marquês de Pombal - Avenida Fontes Pereira de Melo - Rua Latino Coelho - Avenida Luís Bivar.

21.00 - À noite, os jovens reúnem-se em frente da Nunciatura em oração e cânticos numa serenata ao Papa, estando previsto que Bento XVI assome à janela para lhes fazer uma saudação e dirigir uma mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário