Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dia 12 Maio

Dia 12 de Maio

07.30 – Celebração, em privado, na Nunciatura Apostólica.

09.45 - O Papa, em viatura fechada, segue da Nunciatura para o Centro Cultural de Belém, cumprindo o seguinte trajecto:
Avenida Luís Bívar - Rua Pinheiro Chagas - Avenida Fontes Pereira de Melo - Marquês de Pombal - Avenida Eng. Duarte Pacheco - Avenida das Descobertas - Avenida do Restelo - Avenida Torre de Belém - Avenida da Índia - CCB.

10.00 – Encontro com agentes da cultura no Centro Cultural de Belém (Lisboa).
Bento XVI é conduzido ao palco pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, onde é recebido por D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

No palco vão estar Bento XVI (sentado numa cadeira de meados de 1700 em madeira dourada e veludo carmesim que pertence ao Museu do Patriarcado de Lisboa, feita para o D. José Manoel Câmara, segundo Cardeal Patriarca de Lisboa), o secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, D. José Policarpo, D. Manuel Clemente e Gabriela Canavilhas.

Em duas filas laterais, com cinco cadeiras cada, vão estar o cineasta Manoel Oliveira, que fará uma intervenção, o padre Tolentino Mendonça, director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, a maestrina Joana Carneiro, o presidente do Centro Nacional de Cultura e presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins, a escultora Graça Costa Cabral, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e reitor da Universidade Nova, António Rendas, o subdirector da Cinemateca, o escritor e crítico literário Pedro Mexia, o neurocirurgião, escritor e membro do Conselho de Estado João Lobo Antunes, a actriz Glória de Matos e o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar.

O Coro da Gulbenkian, sob a regência do maestro Jorge Matta, é o responsável por três momentos musicais, com duas obras de Francisco António Almeida, “O quam suavis” (excerto) e “Magnificat” (excerto), e de Diogo Dias Melgás, “Recordare Virgo”.

O encontro inclui uma saudação de D. Manuel Clemente, durante a qual oferece ao Papa uma obra de ourivesaria criada por Siza Vieira: um ovo, em prata e biscuit, que se abre para mostrar uma pomba, símbolo do espírito.
O mais idoso cineasta em actividade em todo o mundo, Manoel de Oliveira, foi a personalidade convidada para fazer uma intervenção, terminando a sessão com um discurso de Bento XVI.
Um grupo seleccionado de participantes vai depois apresentar cumprimentos ao Papa.

A organização do evento convidou para os cumprimentos Emília Nadal (escultora), António Caeiro (tradutor), Manuel Braga da Cruz (reitor da Universidade Católica), Eurico Carrapatoso (compositor), Alice Vieira (escritora), José Carlos Seabra Pereira (director da Revista Estudos, do Centro Académico de Democracia Cristã, de Coimbra), Pedro Calapez (artista plástico), Henrique Leitão (professor da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa), Alberto Caetano (arquitecto) e Carminho Rebello de Andrade (fadista).

Para estarem presentes no encontro e participarem na cerimónia de cumprimentos foram também convidados representantes das cinco principais confissões religiosas em Portugal: Comunidade Judaica (José Carp), Comunidade Hindu (Ashok Hansraj), Aliança Evangélica Portuguesa (Fernando Soares Loja), Comunidade Islâmica (Abdool Vakil) e Comunidade Ismaelita (Nazimudin Ahmad Mahomed).

11.00 - Dirige-se, em viatura fechada, para a Nunciatura Apostólica, fazendo o percurso inverso do da manhã: CCB - Avenida da Índia - Avenida Torre de Belém - Avenida do Restelo - Avenida das Descobertas - Avenida Eng. Duarte Pacheco - Marquês de Pombal - Avenida Fontes Pereira de Melo - Rua Pinheiro Chagas - Avenida Luís Bívar.

12.00 – Bento XVI recebe o Primeiro-Ministro, José Sócrates e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado, na Nunciatura.
Neste encontro estará também o Cardeal Tarcisio Bertone.

15.45 – Despedida da Nunciatura Apostólica.

16.00 - Viagem, em “Papamóvel”, para o Aeroporto.
O percurso será também o inverso do efectuado no dia da chegada: Avenida Luís Bívar - Rua Pinheiro Chagas - Avenida Fontes Pereira de Melo - Saldanha - Avenida da República - Entrecampos – Avenida dos Estados Unidos da América – Avenida Gago Coutinho – Rotunda do Relógio – Alameda das Comunidades Portuguesas – Praça do Aeroporto.
Junto à Nunciatura estará uma escolta a cavalo dos alunos do Colégio Militar.

16.40Partidas dos três helicópteros de Lisboa até Fátima. O Merlin que transporta o Papa é o primeiro a deslocar, fazendo um desvio para sobrevoar o Santuário de Cristo-Rei, onde será saudado por crianças da diocese de Setúbal.
No helicóptero papal vão também alguns elementos (12 pessoas) do séquito papal.

17.10 - Em Fátima, no heliporto, a receber Bento XVI vão estar o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Reis, e autoridades militares.
Após a saudação far-se-á uma fotografia com os pilotos dos helicópteros
Dirige-se (juntamente com D. António Marto e o secretário particular de Bento XVI), em “Papamóvel”, para o Santuário.

A viagem faz-se no seguinte itinerário: Estádio Municipal (Eira da Pedra),Estrada de Minde, Rotunda Sul, Avenida D. José Alves Correia da Silva; entrada no Recinto junto à Igreja Santíssima Trindade.

17.30 - Na Capelinha das Aparições estará o Reitor do Santuário, Pe. Virgílio Antunes, para saudar Bento XVI.
O acolhimento musical é feito pelo Coro Infantil do Santuário de Fátima, o “Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima”, entoando o Hino da Visita, “Bem-vindo, Santo Padre”.
Segue-se uma oração de Bento XVI (primeiro em silêncio e depois em voz alta), na qual faz uma referência a João Paulo II e à protecção de Nossa Senhora de Fátima na tarde de 13 de Maio de 1981, quando sofreu o atentado na Praça de São Pedro, em Roma.

O Papa faz depois a oferta da Rosa de Ouro ao Santuário, após o que parte de “Papamóvel” para a Igreja da Santíssima Trindade onde se paramentará para a celebração das Vésperas.

18.00 - Esta cerimónia, que vai contar com cerca de 5.000 sacerdotes e seminaristas, começa com uma saudação de D. António Francisco Santos, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.
O Papa faz aqui o primeiro dos três discursos previstos para Fátima.
Terminada a oração conclusiva de Vésperas, segue-se um momento de silêncio para a adoração e oração pessoal.
Bento XVI volta a tomar lugar no “Papamóvel”, dirigindo-se para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde fica alojado e toma as refeições.

21.30 - Depois do jantar, o Papa dirige-se, de novo no “Papamóvel”, para a esplanada do Santuário, onde inicia, pelas 21.30, a vigília com a oração do Terço.
O reitor do Santuário oferece a Bento XVI o rosário oficial do Santuário.
Bento XVI fará também uma meditação e após o Terço retira-se para a Casa de Nossa Senhora do Carmo.
Segue-se a Procissão de Velas e a Missa, presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone.

Sem comentários:

Enviar um comentário