Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Vaticano lembra chegada do homem à lua

40 anos depois da missão espacial Apolo 11, que levou o homem à lua pela primeira vez, o porta-voz do Vaticano lembra esta data histórica, sublinhando que essa viagem mostra "o surpreendente valor do engenho humano quando está consciente dos seus limites".

O Pe. Federico Lombardi, director da sala de imprensa da Santa Sé, dedicou o seu editorial do semanário Octava Dies, do Centro Televisivo Vaticano, ao momento em que Neil Armstrong pisou a superfície do satélite da Terra.

Em particular, são recordadas as várias intervenções do Papa de então, Paulo VI, sobre aquele "fantástico voo", desde a sua preparação e desenvolvimento, até ao "regresso triunfal dos astronautas".

No Angelus de 20 de Julho de 1969, Paulo VI falou de "um dia histórico para a humanidade".

Segundo o Pe. Lombardi, "surpreende a participação humana e espiritual do Papa na grande imprensa, a sua admiração pelo engenho e o valor do homem. Ao mesmo tempo, a sua meditação volta a dirigir-se repetidamente aos grandes problemas não resolvidos da humanidade - a fome, as guerras".

Pouco depois da publicação da encíclica Populorum progressio (1967), Paulo VI manifestava a sua esperança de que "a inteligência humana e a capacidade prodigiosa da ciência e da técnica fossem postas ao serviço do bem".

"Também a nova encíclica de Bento XVI - totalmente dedicada ao verdadeiro desenvolvimento da humanidade - conclui recordando-nos que o homem não deve converter-se em escravo de uma nova ideologia da omnipotência da técnica, mas perseguir, com responsabilidade, esse desenvolvimento integral que tem na caridade e na verdade a sua força propulsora", explica o Pe. Lombardi.

(In Agencia ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário