Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

terça-feira, 14 de julho de 2009

A Gripe na Net


Sem sermos alarmistas, mas mostrando uma consciência colectiva que deverá ser cada vez mais potenciada entre todos, esta semana apresentamos como sugestão de navegação, uma visita ao sítio http://www.gripenet.pt/

Este é "financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo mecenato científico". Podemos assim participar "activamente na construção de uma rede europeia de monitorização da gripe através da Internet".

Logo na página inicial, encontramos as últimas informações que vão sendo constantemente actualizadas, naturalmente que nesta altura os dados relativos ao risco de pandemia do vírus H1N, são alvo de elevados artigos e gráficos bastante esclarecedores. No item "o projecto", acedemos a todos os conteúdos que nos poderão facilmente elucidar acerca deste interessante modelo, bem como descobrirmos como podemos participar de uma maneira fácil, basta "inscrever-se e reportar semanalmente os seus sintomas ou a ausência dos mesmos". Em "os resultados", temos os dados estatísticos completos acerca da curva de incidência da gripe, tanto em Portugal como nos restantes países que colaboram neste estudo. Na opção "a gripe", existe uma enorme quantidade de artigos sobre a gripe. Desde a história, ao que a ciência e a medicina dizem sobre o tema, passando pela gripe das aves, e algumas respostas a perguntas frequentes. Uma área interessante e de carácter bastante pedagógico é o item "gripe na escola", onde "professores e alunos que queiram abordar esta temática, encontram nos Recursos Educativos sugestões, manuais, software e links para páginas interessantes". Existe ainda uma plataforma virtual colaborativa que "está aberta a trabalhos colaborativos, propostas de projectos escolares e consultório on-line. Por último, como não poderia deixar de ser, encontramos um conjunto de informações relevantes sobre a gripe A, com a garantia de que estes possuem qualidade científica.

Este é certamente um dos espaços que podemos e devemos aceder para colaborarmos neste projecto, e nos mantermos informados acerca desta grave ameaça de pandemia, desse ponto de vista, é portanto um sítio a guardar nos favoritos.

Fernando Cassola Marques
(in agencia ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário