Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

sexta-feira, 23 de março de 2012

A Liberdade vista por uma aluna

Muitos são aqueles que afirmam quererem ser livres sem saberem o que ser livre realmente significa.
E por conseguinte, muitos são também aqueles que confundem Liberdade com Libertinagem, dois conceitos extremamente diferentes.
Quando uma pessoa é livre, não quer dizer que pode fazer tudo o que lhe apetece. Ser livre significa que uma pessoa pode tomar decisões, expressar a sua opinião e fazer o que bem entender, com a noção de que todos os seus atos têm consequências.
Ao longo dos tempos temos tido muitos exemplos de pessoas que ou são privadas da sua liberdade, ou usam-na de forma errada.
Um desses exemplos foi a ditadura Salazarista em Portugal.
Durante esses tempos, as pessoas foram totalmente privadas da sua liberdade, não podendo expressar a sua opinião acerca de determinados aspetos do Governo, não podendo tomar certas decisões livremente e sendo constantemente ameaçadas. Nesses tempos reinava um clima de horror que felizmente acabou no dia 25 de abril de 1974.
Desde então, as pessoas começaram a confundir Liberdade com rebeldia. É verdade que a rebeldia foi o primeiro passo crucial para que se iniciasse a revolução que pôs termo a este regime, mas a liberdade não se reduz a isso.
É então que se começam a ter casos em que as pessoas usam a sua liberdade erroneamente.
Quantos não são os exemplos de adolescentes que abusam da confiança dos pais, que lhes mentem, que lhes desobedecem, autoproclamando-se “prisioneiros” da sua autoridade?
Mas os adolescentes não são os únicos a fazê-lo. Muitos adultos o fazem. Muitas pessoas usam a sua liberdade de forma errada. E muitas sofrem as consequências.
Em alguns casos, uma pessoa pode também ser influenciada por outra, pensando que está a tomar uma decisão de livre vontade, mas está na realidade a ser pressionada. É o exemplo de adolescentes que se iniciam no mundo das drogas e do sexo, muitas vezes sem pensarem, cedendo à pressão dos amigos. Isso não é ser livre. Isso é ser influenciado por um grupo de pessoas. É ceder à pressão que estas exercem sobre o indivíduo.
Uma pessoa que é influenciada por outra a tomar uma decisão, está também a ser privada da sua liberdade, mas de uma maneira da qual não se apercebe.
Na minha opinião, toda a gente deveria repensar o seu conceito de liberdade e dedicar algum tempo a refletir sobre se realmente tomam as suas decisões de livre vontade…

Sara Bôto
8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário