Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Plano de trabalho do departamento de EMRC do SNEC

A frase que preside ao nosso trabalho - "Tornai as vossas vidas lugares de beleza" - foi preferida por Bento XVI, no encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, aquando da sua visita a Portugal, em Maio de 2010.

A ideia de a adoptar como lema nasceu do diálogo entre docentes de EMRC, com o intuito de que ela nos ajude a orientar a nossa acção para redescoberta da beleza do projecto do Criador para cada um de nós, assim como para aqueles com quem nos cruzamos na comunidade escolar, nomeadamente os nossos alunos.

Assim, assumiremos no presente ano lectivo a missão de, através das nossas diferentes iniciativas, conduzir os alunos ao encontro com Deus, fonte primeira e última de beleza, assim como à descoberta da beleza do seu próprio projecto de vida, quando fundado no desígnio do Criador.

Bem podemos aplicar também para nós a frase de João Paulo II, citada por Bento XVI, na ocasião acima referida: "tendes, graças ao vosso talento, a possibilidade de falar ao coração da humanidade, de tocar a sensibilidade individual e colectiva, de suscitar sonhos e esperanças, de ampliar os horizontes do conhecimento e do empenho humano. [...] E não tenhais medo de vos confrontar com a fonte primeira e última da beleza, de dialogar [...] com quem, como vós, se sente peregrino no mundo e na história rumo à Beleza infinita."

Que este ano lectivo seja, pois, um tempo de descoberta dos reflexos da Beleza, semeados no mundo que nos envolve e, sobretudo, no íntimo do coração humano, santuário da beleza interior, local por excelência de encontro com a Beleza infinita.

Teremos a acompanhar-nos o Diácono Acácio José Pereira Lopes, novo director do SNEC (nomeado ainda pelo Sr. D. Tomaz, de grata memória), assim como os senhores bispos da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

Vela por nós o Sr. D. Tomaz, que muito contribuiu para a elaboração do plano de trabalho que nos propomos concretizar. Deu-lhe a sua aprovação e presidiu ao seu lançamento a 9 de Julho de 2010, em Fátima. Trabalharemos, pois, com afinco, para concretizar a missão da Igreja no nosso campo concreto de acção, sabendo que essa é a melhor forma de honrar a sua memória.

Dimas Pedrinho,

Departamento de EMRC da FSNEC

Consulte todo o Plano de Actividades do Departamento aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário