Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Faleceu D. Tomáz Nunes

Corpo do Prelado, de 67 anos está na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. Cardeal Patriarca dirige Ofício de Defuntos às 22h. Missa exequial é esta Quinta-feira, às 11h

D. Tomaz Barbosa da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa, faleceu durante a noite desta Quarta-feira, 1 de Setembro, confirmou o Patriarcado de Lisboa à Agência ECCLESIA.

"O Cardeal-Patriarca de Lisboa cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Senhor D. Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa. O Senhor D. Tomaz faleceu durante a noite, tendo sido encontrado morto no quarto de dormir, hoje, pelas 9h30m. Está junto de Deus, única recompensa de uma vida toda entregue ao serviço da Igreja", informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

D. Tomaz Nunes nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942.

O prelado era licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, era também Mestre em Ciências da Educação pela mesma Universidade, especializando-se em Administração e Gestão Escolar.

Ordenado presbítero em Novembro de 1973, D. Tomaz foi assistente adjunto em Lisboa da Liga Operária Católica (LOC), em 1977, passando, a partir de Janeiro de 1981, a assistente diocesano, cargo que exerceu até 1998. Durante nove anos foi também assistente da Juventude Operária Católica (JOC).

Desde 1989, era director do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso.

O prelado foi assistente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, leccionando no Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas.

Em Março de 1998, foi nomeado Bispo Titular de Elvas e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A ordenação episcopal decorreu em Maio, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na paróquia a que pertencia.

Durante seis anos foi Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, eleito em 13 de Abril de 1999 e reconduzido em 11 de Abril de 2002.

Desde 2005 era Vigário-Geral e Moderador da Cúria do Patriarcado de Lisboa.

Durante os últimos anos foi o intermediário com o Governo para a Educação Cristã nas Escolas, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Era presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e vogal da Comissão da Pastoral Social.

O corpo de D. Tomaz Nunes está na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, onde foi baptizado e ordenado Bispo.

Às 22h00, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, dirige o Ofício de Defuntos na mesma igreja.

A missa exequial, marcada para esta Quinta-feira, 2 de Setembro, às 11 horas, vai também ser presidida pelo Cardeal Patriarca.

O cortejo fúnebre seguirá para o jazigo do Patriarcado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde D. Tomaz Nunes será sepultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário