Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia 14 de Maio


08.00 – Despedida da Casa de Nossa Senhora do Carmo.

08.40 - Partida para o Porto em Helicóptero.
O percurso em “Papamóvel” entre a Casa de Nossa Senhora do Carmo até ao Estádio Municipal de Fátima é o inverso da chegada no dia 12: Casa de Nossa Senhora do Carmo - Avenida D. José Alves Correia da Silva - Rotunda Sul - Estrada de Minde - Estádio Municipal (Eira da Pedra)

Na despedida estarão as mesmas autoridades que estavam à chegada. Na viagem até ao Porto, o helicóptero que transporta o Papa sobrevoa as vinhas do Alto-Douro, Património Mundial da UNESCO.

09.30 – Chegada ao heliporto da Serra do Pilar (Gaia), ao Regimento de Artilharia nº 5. Nesse local estará o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luis Filipe Menezes, a Governadora Civil do Porto, Isabel Santos, o chefe do Estado Maior do Exército, general José Pinto Ramalho, e o Comandante do Regimento, coronel Pedro Calado.

Depois da saudação, Bento XVI segue em “Papamóvel” para a Avenida dos Aliados, Porto, onde vai presidir à missa.

O trajecto é o seguinte: Ponte do Infante - Rua Alexandre Herculano - Rua do Duque de Loulé - Rua General Sousa Dias (Viaduto Duque de Loulé) - Rua Saraiva de Carvalho - Av. Afonso Henriques - Pç. Almeida Garrett - Praça da Liberdade - Av. Aliados

Ao chegar à Avenida, o “Papamóvel” dá uma volta completa à zona, antes de se dirigir para o edifício da Câmara Municipal do Porto, onde Bento XVI é recebido pelo presidente da Câmara, Rui Rio.

Depois de se paramentar numa sala da Câmara Municipal, o Papa dirige-se para o altar, para dar início à celebração, prevista para as 10.15.
Terminado o cântico de entrada, o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, dá as boas-vindas ao Papa. Depois dirige-se para junto de Bento XVI para entregar a oferta da Diocese e receber do Papa uma recordação pela visita apostólica.
Serão oferecidas também algumas prendas a Bento XVI; a Universidade do Porto e a Universidade Católica, por exemplo, entregam dois produtos resultantes da investigação científica.
Na bênção conclusiva, Bento XVI benze também a primeira pedra do Seminário Redemptoris Mater, que ficará instalado no Seminário do Bom Pastor, no Porto.

13.30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Sá Carneiro (Porto).
A viagem é feita em viatura fechada, com o seguinte trajecto:
Av. Aliados - Pç. General Humberto Delgado - R. Heróis e Mártires de Angola - R. Camões - R. S.Brás - R. Cantor Zeca Afonso - R. António Cândido - R. Faria Guimarães - VCI

Na cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional Sá Carneiro vão estar o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e outras entidades civis e militares.

Ouvem-se os hinos nacionais (Portugal e Santa Sé), seguindo-se as intervenções de despedida do Papa e do Presidente da República.

14.00 – Partida de avião da TAP para Roma

Sem comentários:

Enviar um comentário