Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia 13 de Maio


09h43 - Saída da Casa do Carmo, em “Papamóvel”, para a Capelinha das Aparições onde se paramentará. Aí integra-se na procissão.

10.00Missa na esplanada do Santuário. Na presidência da celebração, Bento XVI será ladeado por D. António Marto e pelo Cardeal Tarcisio Bertone.
O Bispo de Leiria-Fátima dá as boas vindas ao Papa.
Depois dirige-se para junto dele, para receber uma oferta como recordação pela visita apostólica.
A homilia da missa é feita por Bento XVI.
Nos ritos finais, Bento XVI saúda e benze os doentes junto à Colunata Norte. No final da celebração, o Papa cumprimentará o Presidente da República à entrada da Basílica.
Visitará depois o túmulo dos pastorinhos, no que será acompanhado pelo bispo de Leiria-Fátima e pelo Reitor do Santuário de Fátima.
Após a visita, dirige-se, em “Papamóvel”, para a Casa do Carmo.

13.00 – Almoço com os bispos de Portugal e com o séquito papal.

Mais tarde, mais uma vez de “Papamóvel”, dirige-se para a Igreja da Santíssima Trindade, onde, às 17.00, preside ao encontro com os membros das organizações da Pastoral Social.
O encontro começa com uma saudação do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Carlos Azevedo, a que se segue a celebração da Palavra e um discurso de Bento XVI.
As preces serão feitas por Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome. Após o discurso aos agentes da Pastoral Social, o Papa faz a bênção da primeira pedra da «Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI» que a União das Misericórdias Portuguesas irá construir em Fátima.

Antes de saída da Igreja da Santíssima Trindade, Bento XVI cumprimentará 15 figuras ligadas às organizações da Pastoral Social.
Nessa comitiva estará incluída, entre outros, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, o Presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca, o Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Pe. Lino Maia, e o Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.

O encontro é animado pelo Grupo Figo Maduro, constituído por mãe e quatro filhos e que já tinha cantado para João Paulo II em 2000, no dia 12 de Maio, quando o Papa de então chegou ao aeroporto militar de Figo Maduro, que acabou por dar o nome ao grupo.

No final regressa de “Papamóvel” à Casa de Nossa Senhora do Carmo.

18.45Encontro dos bispos de Portugal com Bento XVI na Casa de Nossa Senhora do Carmo.
O encontro é aberto pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, que dirige uma saudação ao Papa.
Os bispos portugueses oferecem ao Papa um conjunto de 20 aguarelas, da autoria de Avelino Leite.
As aguarelas têm como temática os mistérios do Rosário.
No encontro, Bento XVI faz o terceiro e último discurso de Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário