Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

domingo, 25 de outubro de 2009

Hindus comemoram Festival das Luzes



Fiéis de todo o mundo festejam o Diwali, e entram hoje no ano 2066

É conhecida como a Festival das Luzes, e a imagem de marca são milhares de lamparinas acesas a boiar no rio Indo. Em Portugal a comunidade hindu, composta essencialmente por indianos e membros da comunidade indiana de Moçambique, também festeja.

O Diwali, ou Deepavali, propriamente dito teve lugar no Sábado passado. Mas no calendário lunar usado no hinduísmo, o festival costuma calhar imediatamente antes do ano novo, levando a vários dias de festa seguida. Um pouco como a época de Natal para os cristãos, explica-nos Virech Maugi, responsável pela Associação de Juventude Hindu de Portugal.

Virech explica o sentido alargado desta festa: “É uma tradição que celebra a vitória do Bem sobre o Mal, a prevalência da Luz sobre a Escuridão, o Conhecimento sobre a Ignorância”.

Tal como noutras religiões, os historiadores vêem uma ligação entre a data do Diwali e a época das colheitas, mas de um ponto de vista religioso a explicação é outra: “as várias lendas da mitologia religiosa apontam a sua origem na celebração do casamento da Deusa Lakshmi com o Deus Vishnu. Outra importante lenda, e a mais consensual, retrata o Diwali como o regresso do Deus Rama com Sita e Lakshman, depois de um longo exílio de 14 anos e após ter derrotado o Rei demónio Ravana. Este regresso do Deus Rama levou o povo de Ayodhya, a capital do seu reino, a iluminar com lamparinas de óleo (divas) todas as portas de entrada das casas e festejar com fogo-de-artifício, representando simbolicamente a vitória do Bem contra o Mal”.

Para além de trocar presentes entre amigos e família, os hindus portugueses, tal como no resto do mundo, assinalam este período com orações em honra de Lakshmi, a Deusa da riqueza e da prosperidade.
fonte:RR

Sem comentários:

Enviar um comentário