Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Maior manifestação de fé do Sul do País realiza-se em Loulé


Até ao próximo Domingo, 26 de Abril, a cidade de Loulé acolhe as festividades em honra de Nossa Senhora da Piedade, invocada sob a designação popular de ‘Mãe Soberana’, um testemunho de fé que data do século XVI.

Esta festa decorre entre o Domingo de Páscoa e os quinze dias posteriores e é dividida em duas fases: a Festa Pequena e a Festa Grande.

Num primeiro momento, que coincide com o Domingo de Páscoa, tem lugar a descida do cerro da imagem da Nossa Senhora em direcção à igreja de São Francisco onde permanece durante duas semanas.

Durante os quinze dias da sua estadia naquela igreja, o programa litúrgico enriquece-se com a celebração de Eucaristias, a recitação de rosários, a realização de concertos e a reflexão de reconhecidos oradores.

Quinze dias depois realiza-se o encerramento com aquela que é considerada a Festa Grande. É o adeus da padroeira à sua terra e o regresso em apoteose, com a subida do andor pelo cerro, até ao Santuário, onde se localiza à sua pequena ermida que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade.

Impondo-se como a maior manifestação de fé a Sul do Tejo, que é simultaneamente a mais significativa expressão de devoção mariana no Algarve, a Festa Grande a Nossa Senhora da Piedade atrai a Loulé uma multidão imensa de pessoas que congestiona por completo a circulação na cidade, oriundos não só de todos os pontos do Algarve, como também de diversas regiões do País.

No próximo Domingo, a Festa Grande cumpre-se uma vez mais, contando este ano com o significativo regresso de um filho da terra. D. António Carrilho, Bispo do Funchal, voltará a presidir ao encerramento das festividades a Nossa Senhora da Piedade.

Recorde-se que D. António Carrilho presidiu pela última vez à Festa Grande no ano de 2004, ainda como Bispo Auxiliar do Porto, aquando do encerramento das celebrações dos 450 anos da Festa da Mãe Soberana. Caberá antes também ao Prelado natural de Loulé a pregação no tríduo (dias 23, 24 e 25 de Abril), pelas 21 horas.

No Domingo, após a saída da igreja de São Francisco, onde será celebrada a Eucaristia pelas 10 horas, a procissão percorre as ruas do centro de Loulé, ao ritmo de marchas executadas por bandas de música, nomeadamente o centenário hino da Mãe Soberana.

Sem comentários:

Enviar um comentário