Bem vindo ao sítio da EMRC do Agrupamento de Escolas de Silves.
Aqui serão colocados todos os artigos, fotografias e comentários sobre a disciplina de Educação Moral e a Igreja. Esperamos por vocês e pelos vossos comentários....
Professor Tito Romeu.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Campanha Global pela Educação



De 20 a 26 de Abril, milhões de crianças e adultos em todo o mundo, em escolas, nas cidades, em iniciativas individuais ou de organizações, juntam a sua voz por uma educação primária de qualidade para todos.

António Pedro tem 5 filhos - três ainda vivem na tradicional casa de adobe e palha atrás da escola de Ancadaque, no Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau. Os outros dois filhos quiseram estudar, estão em Bissau em casa de parentes. "A minha filha estudou até à 2ª classe nesta escola mas depois não havia mais. Parou e teve este filho".

Mas Mariama não quer ser só mãe do seu filho, agora quer voltar a estudar na escola ao lado da sua casa: aqui já há 4ª classe e, a seis quilómetros, a escola de Abu já lecciona a 6ª classe. A educação é uma nova arma contra a degradação ambiental e a perda de valor da cultura Bijagó, nesta ilha Formosa do arquipélago de Bijagós.

A educação é uma arma poderosa - e é também um direito de todos e de todas, ter acesso a uma educação de qualidade. É por esta razão que a Campanha Global pela Educação reclama um apoio prioritário a este direito em todo o mundo.

Na próxima Semana de Acção, a Campanha Global pela Educação chama por todos os cidadãos e cidadãs para apoiar estas exigências, sob o lema "Abre um livro, abre o mundo"!

Milhões de crianças e adultos em todo o mundo, em escolas, nas cidades, em iniciativas individuais ou de organizações, juntam a sua voz por uma educação primária de qualidade para todos. Este ano há ainda um recado especial para os governantes: é preciso reforçar o acesso à educação através da alfabetização de jovens e adultos, a crise não pode servir de desculpa para o desinvestimento na educação em termos de ajuda pública ao desenvolvimento e é preciso melhorar também a forma como é feito esse investimento.

No site www.educacaoparatodos.org encontram-se o documento de posicionamento da Campanha, os cadernos de actividades, os links para a campanha internacional e outros documentos.

Secretariado Nacional da Campanha Global pela Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário